Pular para o conteúdo principal

Matérias

Espaço destinados as matérias escritas em anos anteriores do curso.

2011: Matéria feita para a disciplina de Jornalismo Impresso



Doula contribui para parto humanizado
Estudos apontam que o acompanhamento com esse profissional diminui o número de
intervenções médicas


A profissão de doula auxilia e aumenta as chances de um parto humanizado. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que o acompanhamento com este profissional traz inúmeros benefícios como: menor intervenções médicas, menor número de medicações e analgesias, redução no número de cesáreas e um trabalho de parto mais curto.
A obstetra Mariana Simões destaca que a doula é importante porque ela prepara a gestante deixando-a segura e confiante. “Para o obstetra, isso é fantástico, a gestante se sentindo segura ela consegue se entregar e confiar em seu corpo”. Contudo, Marianarealça que a doula é importante para o sucesso do trabalho de parto, pois é ela quem irá lembrar e orientar a parturiente sobre suas escolhas. “A gestante que contrata uma doula é muito mais informada e consciente de suas escolhas e consegue distinguir o que deseja realmente”, reforça Mariana.

É importante lembrar que a doula não substitui o pai ou acompanhante escolhido pela mulher durante o trabalho de parto. De acordo com doula Gisele Leal, para um parto humanizado é necessário se preparar desde a gestação com auxilio deste profissional, adoula é treinada para acompanhar uma mulher antes, durante e depois do trabalho de parto. No pré-natal é ela quem sugere uma equipe que esteja alinhada com os desejos da mulher, além de informar sobre todos os procedimentos existentes. Durante o trabalho de parto, a doula informa a parturiente sobre o andamento do parto, ensina exercícios de respiração, ajuda escolher melhor posição, faz massagens e usa métodos nãofarmacológicos para alivio de dor e informa se a intervenção é necessária.

A doula não substitui nenhum profissional tradicionalmente envolvido em um parto. Desta forma, não realiza nenhum procedimento médico e nem cuida da saúde do bebê. Esse serviço, custa em média de R$ 600,00 a R$ 1000,00. O valor varia por profissional e o desejo
da gestante. Por serem autônomas, elas negociam os preços e as formas de pagamento.Mariana Guimarães teve o seu bebê em novembro de 2011 e garante que a doula foi fundamental para evolução de seu trabalho de parto. Segundo ela, é pequeno o valor que se paga por esse profissional. “Se eu pudesse, teria pago para ela cinco vezes maisdo que paguei, porque o valor do trabalho para mim foi inestimável”.

Desde 2001 existe um Programa de Humanização no Pré - Natal e Parto, do Ministério da Saúde que visa estabelecer melhores condições no atendimento à mulher. A criação dacartilha “Parto, Aborto e Puerpério - Assistência Humanizada à mulher” destaca o papel da doula para o sucesso de um parto humanizado. “Este tipo de apoio parece ter váriosbenefícios para as mães e seus recém-nascidos, sem nenhum efeito danoso”. Mesmo com esse incentivo do governo federal, esta realidade ainda é distante para pacientes doSUS. Isso porque muitos hospitais da rede pública não têm infra estrutura para este tipo de atendimento. Além disso, há uma forte resistência por parte dos profissionais em modificar
sua rotina. 

Pequenos grupos como o Enapartu (Encontro Nacional da Parteira Urbana), Mahps (Movimento de Apoio a Humanização do Parto em Sorocaba) e até a iniciativa individualtentam transforma r essa realidade. Isso é possível através da “doula social ou voluntária”. Nelas, os voluntários prestam serviços em algumas cidades do Brasil. Mesmo assim, o movimento ainda tem a maioria de seus adeptos no Estado de São Paulo.



Página diagramada




2009: Matéria feita para a disciplina história das artes.

Digital Spray


A técnica do Digital Spray, que une grafite e projeções digitais, surgiu em 2004 a partir da ideia de dois amigos que resolveram unir seus talentos e visões artísticas. Spray, marcador e stencil é o material usado por Rafael (foto), que faz as mais fantásticas criações em um fundo branco e Charlie dá vida à obra com as projeções que parecem pulsar. Cada projeção é feita para um desenho especifico, a mesma obra pode se transformar em vários cenários, onde as cores fazem uma dança com a música e vão preenchendo as pinturas.

              Em 2005 tiveram seu projeto exposto na Funart (Fundação Nacional de Arte – Brasil), na primeira edição do evento Re.Impressões, a mistura de várias linguagens: grafite, projeções, poesia e música tornou a obra multidimensional. As pinturas foram feitas nos galpões e nas paredes do salão expositivo.

               Na edição do Nokia Trends 2006, o DS também esteve presente. Na área chamada Connecting Street, teve um telão de 12×3m onde os grafiteiros Highraff, Kboco
e Nunca soltaram a imaginação com desenhos feitos especialmente para o Nokia Trends. O telão ganhou vida com as projeções do VJ Charlie, o que foi à atração de destaque do evento.

               Em 2007 o DS teve participação na festa Art & Cash que teve um vídeo cenográfico para DJ.

               Mas o ano das grandes apresentações foi 2008, começando em fevereiro com a festa Ultra Groove em Búzios, o DS instalou um telão de 8x4m na pista de dança e as cores vibrantes ganharam mais beleza com a ajuda dos dois projetores utilizados na apresentação. O Boom Festival (Portugal) e a Tribe 8 anos também abriram espaço para a dupla. Na Tribe, trabalharam com a equipe Zero Gravity e produziram os três telões da festa.

               Se apresentaram também no MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo), no I/legítimo Dentro e Fora do Circuito, o evento destacou trabalhos que usam a crítica, irreverência ou a ironia para tratar dos mecanismos de legitimação institucional; projetos que não estão inseridos no circuito dos museus e galerias. O DS se apresentou com mais 42 artistas de nove países, a performance aconteceu de 19/10 de 2008 a 11/01 de 2009.

               Para saber mais sobre o Digital Spray acessem: www.digitalspray.com.br                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[E-mail Mkt] Publicação mensal sobre atualizações da empresa para clientes

 Trabalho realizado o cliente da agência WGO Comunicação _______________________________________ Tendências e oportunidades em bebidas de hidratação Uma pesquisa feita pela nome empresa com consumidores brasileiros mostra quais bebidas hidratantes e nutricionais são mais consumidas durante o verão.  Ao todo, 67% dos entrevistados buscam as que refrescam e repõem seus eletrólitos. Destes, 59% buscam as bebidas prontas para auxiliar na hidratação. As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são: Água - Ingestão diária para não sobrecarregar o organismo. Repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica; Isotônico - É rico em sais minerais e carboidratos. Ótimo para casos de desidratação ou durante a prática de atividade física; Água de coco - Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio. Hidrata e é considerada um isotônico com poucas calorias; Suco de frutas - Contém vitaminas e minerais em abundância.  Frutas com grande quantidade de água (melancia, melão,

[Email MKT] Pesquisa sobre comportamento

[Redes Sociais] Criação de editorias para o agro

No cenário desafiador em que me encontrei, enfrentei a tarefa de transformar o cliente em uma verdadeira autoridade no mundo dos fertilizantes e insumos agrícolas.  Consegui fazer exatamente isso! Não apenas manter as redes sociais atualizadas, mas também garantir que cada postagem fosse repleta de informações pertinentes e valiosas. Campevo no Campo surgiu como uma ideia ao observar a paixão e conhecimento dos colaboradores do cliente. Por que não aproveitar o conteúdo autêntico e prático que já era praticado no campo para impulsionar suas redes sociais? Isso não apenas trouxe reconhecimento para esses profissionais, mas também destacou os diferenciais de nossa empresa. Além disso, apresentei a editoria "Agro no Prato", projetada com um objetivo claro: mergulhar nas principais culturas que nosso cliente atende e revelar informações e curiosidades fascinantes. Abaixo, confira um exemplo. Legenda:  Descubra a história e os benefícios da batata-doce! Deslize para ver as inform