A metodologia Montessoriana se baseia nos estímulos externos para a educação da criança. Trata-se de exercícios sensoriais em que a criança escolhe espontaneamente os objetos que fazem parte do ambiente e que são criados intencionalmente para o desenvolvimento global infantil. A criança tem liberdade para fazer as escolhas. Maria Montessori desenvolveu o método inicialmente para crianças portadoras de necessidades especiais. Com a proposta de desenvolver não só as capacidades intelectuais da criança, mas também as sensoriais e motoras.
Por se tratar de um ensino que respeita os tempos de cada individuo, muitas mães procuram escolas que aplicam este método. É o caso da ondontopediatra Érika Bustamante, a filha Sofia de 3 anos e 3 meses frequenta escola Montessoriana desde que tinha 1 ano e 6 meses. De acordo com Érika a diferença no comportamento da filha é visível se comparado as crianças da mesma idade, "ela come sozinha desde que entrou para a escola, com talheres de sobremesa. Hoje já usa tranquilamente pratos de louça e copos de vidro."
Para a psicopedagoga Anna Paula Pazetti o método é bom para a fase inicial da vida, pois a criança aprende na prática hábitos do dia a dia que são internalizados de forma espontânea. Experimentando e manipulando objetos, a criança se torna independente em relação a atividades como alimentar-se, vestir-se, organização etc. Segundo ela, porém, esta metodologia acaba por acentuar a individualidade deixando para segundo plano a interação e o desenvolvimento sócioafetivo.
Para a psicopedagoga Anna Paula Pazetti o método é bom para a fase inicial da vida, pois a criança aprende na prática hábitos do dia a dia que são internalizados de forma espontânea. Experimentando e manipulando objetos, a criança se torna independente em relação a atividades como alimentar-se, vestir-se, organização etc. Segundo ela, porém, esta metodologia acaba por acentuar a individualidade deixando para segundo plano a interação e o desenvolvimento sócioafetivo.
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