Pular para o conteúdo principal

Crítica Literária - Crônicas de Nelson Rodrigues


Crítica escrita para a disciplina de Estética da Comunicação
------------

Nelson Rodrigues, crônicas esportivas.



O escritor, dramaturgo, jornalista e cronista Nelson Falcão Rodrigues, nascido no Recife, mas criado no Rio de Janeiro, carregou por anos a fama de pervertido já teve até apelido de “anjo pornográfico”, esse que rendeu biografia com mesmo nome. Mas, a qualidade de depravado passou longe de suas crônicas esportivas.
Nelson Rodrigues tem o fluminense como time do coração, ainda assim, relata o brilhantismo de seu maior rival, o flamengo. Na crônica em que “O personagem da Semana é a Camisa Rubro Negra” ele enobrece o vermelho e preto, como podemos ver na seguinte frase: “… o Flamengo tem, além do futebol, outro valor mais alto. Refiro-me à camisa que não é, como querem alguns, demagogia sórdida”. Capaz de transformar o corriqueiro em um espetáculo, o futebol era um grande palco para suas histórias. Sempre com um lado cômico, ele criticava o povo brasileiro e sua mania de inferioridade. Mesmo em uma época em que os principais clubes ainda estavam sendo formados e o Brasil não era reconhecido pelo futebol. Nelson Rodrigues exaltava esse esporte como nenhum outro.
Os textos de Nelson revelam seu olhar minucioso para os detalhes, em “O Riso”, trata da risada do massagista Mário Américo como algo celebre. “E aquela cara, que ria, alucinou os nossos adversários”. Match, era o futebol de Nelson Rodrigues, criador de uma identidade, seus escritos, mesmo nos tempos de hoje, são atuais. Quando trata da relação futebol e palavrão, não poderia ser mais correto nesta comparação.
Em dias que o jogo era fraco, qualquer coisa ao redor do estádio virava uma boa história, como é possível destacar na crônica “O Perfil do Miserável”, que narra um canalha que espiava o banho de mar de algumas moças e também em “O assassinato do sanduíche”, relata a recepção dos clubes com os repórteres, e aproveita para contar o descaso da impressa com o cronista.
Seu texto coloquial, sempre aproxima o leitor com o vocativo “amigos”, suas crônicas têm em média três mil caracteres e na maioria das vezes um tom sarcástico, com títulos curtos e fáceis era a característica de suas crônicas. Descreveu cenas quase fotográficas, era possível sentir calor de uma partida. Apaixonado, visionário, esse foi Nelson Rodrigues, que mesmo após passar mais de trinta anos de sua morte, ninguém conseguiu superá-lo e é a maior inspiração dos cronistas esportistas atuais.
No ano em que completaria 100 anos, a editora Agir, relança o livro “O Berro Impresso das Manchetes”, que teve seu lançamento em 2007, à obra reúne 163 crônicas esportivas, que além do futebol e o eterno clássico Fla - Flu relata também esportes como, boxe, remo, basquete, entre outros. O livro custa em média R$ 60,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[E-mail Mkt] Publicação mensal sobre atualizações da empresa para clientes

 Trabalho realizado o cliente da agência WGO Comunicação _______________________________________ Tendências e oportunidades em bebidas de hidratação Uma pesquisa feita pela nome empresa com consumidores brasileiros mostra quais bebidas hidratantes e nutricionais são mais consumidas durante o verão.  Ao todo, 67% dos entrevistados buscam as que refrescam e repõem seus eletrólitos. Destes, 59% buscam as bebidas prontas para auxiliar na hidratação. As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são: Água - Ingestão diária para não sobrecarregar o organismo. Repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica; Isotônico - É rico em sais minerais e carboidratos. Ótimo para casos de desidratação ou durante a prática de atividade física; Água de coco - Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio. Hidrata e é considerada um isotônico com poucas calorias; Suco de frutas - Contém vitaminas e minerais em abundância.  Frutas com grande quantidade de água (melancia, melão,

[Email MKT] Pesquisa sobre comportamento

[Redes Sociais] Criação de editorias para o agro

No cenário desafiador em que me encontrei, enfrentei a tarefa de transformar o cliente em uma verdadeira autoridade no mundo dos fertilizantes e insumos agrícolas.  Consegui fazer exatamente isso! Não apenas manter as redes sociais atualizadas, mas também garantir que cada postagem fosse repleta de informações pertinentes e valiosas. Campevo no Campo surgiu como uma ideia ao observar a paixão e conhecimento dos colaboradores do cliente. Por que não aproveitar o conteúdo autêntico e prático que já era praticado no campo para impulsionar suas redes sociais? Isso não apenas trouxe reconhecimento para esses profissionais, mas também destacou os diferenciais de nossa empresa. Além disso, apresentei a editoria "Agro no Prato", projetada com um objetivo claro: mergulhar nas principais culturas que nosso cliente atende e revelar informações e curiosidades fascinantes. Abaixo, confira um exemplo. Legenda:  Descubra a história e os benefícios da batata-doce! Deslize para ver as inform