Originalmente escrito para Digitais Puc Campinas
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Projeto em prol do lançamento do longa metragem “O Renascimento do
Parto” arrecada mais de R$ 100.000,00 em seis dias. A produção
independente buscou fundos por meio do crowfunding (um sistema de
captação de recursos feito a partir de doações coletivas), a meta
inicial do projeto era conseguir o valor de R$ 65.000,00. Com esta
quantia o filme estará em cartaz nas bilheterias de oito capitais (Rio
de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba,
Salvador e João Pessoa), porém, sem previsão de estréia.
A ideia foi hospedada em um site dedicado somente para este tipo de
ação, a partir daí começou os compartilhamentos nas redes sociais, e em
poucos minutos o viral já estava em todas as times lines. A
proposta tinha como objetivo a arrecadação do valor de R$ 65.000,00 em
60 dias, a mobilização foi tamanha que quebrou todos os records em ações
desse tipo. É o que conta a administração do site Benfeitoria: “não só na Benfeitoria, mas em nenhum outro projeto no Brasil vimos
algo parecido com isso, um projeto atingir uma meta tão ousada nos
primeiros cinco dias de campanha e só crescendo!”.
Em apenas 7 dias de campanha foram arrecadados 170% da meta |
Até o momento são 823 benfeitores, para cada doador, que oferecesse pelo menos R$ 30,00 é proporcionado uma recompensa, que vai desde agradecimentos na fanpage até ter o nome ou marca
nos créditos finais do filme. No entanto, para quem doa a recompensa vem
apenas de saber que está colaborando para uma possível mudança na cena
obstétrica brasileira, é o que afirma a engenheira agrônoma e mãe de
três filhos – um nascido de cesárea e outros dois de parto domiciliar -,
Renata Deprá (36): “levar ao cinema o que eu tive a oportunidade de
viver, fazer com que as outras mulheres entendam o que de fato me moveu e
me move a respeito do nascimento”.
Para a professora de inglês e mãe de dois filhos – uma cesárea e um
parto natural -, Yara Tropea (33), o anseio de contribuir partiu do
momento em que viu o filme em sessão fechada. Ela conta que seu desejo é
que todas as mulheres tenham consciência de suas escolhas na hora de
decidir sobre o nascimento do seu bebê. “Queria muito que as mulheres
conseguissem ao menos saber que foram enganadas. Também gostaria que
elas fossem respeitadas. Todas elas. Em qualquer escolha que façam”, completa.
Mas o projeto não para por aí, agora a proposta é atingir o valor de
R$ 110.000,00 que é para cobrir o orçamento que os produtores tiveram
com a gravação. De acordo com o próprio site da campanha o valor gasto
com o longa é cerca de R$ 500.000,00. A psicóloga e produtora, diz que
não nunca imaginou que o movimento pudesse tomar tamanha proporção: “ainda estamos um pouco “anestesiados”, a ficha está caindo aos poucos
sobre o sucesso que está sendo essa campanha de arrecadação para o filme
e tudo que está acontecendo a partir disso!”, emociada ela declara na
rede social.
Conhecendo o projeto:
O filme produzido pelo casal Erica de Paula e Eduardo Chauvet visa
mostrar a atual situação obstétrica mundial, principalmente na
brasileira que tem um número preocupante de cesáreas (52% no índice
geral e até 90% no setor privado, contra os 15% recomendado pela
Organização Mundial da Saúde). Com participação de renomados
profissionais da área da saúde e depoimentos de várias mães.
Para doar é só acessar o site.
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