Pular para o conteúdo principal

[Post Blog] Empresa de Geotecnologia


Trabalho realizado para cliente da agência Ígnea Comunicação

___________________________

GIS: uma tecnologia com diversas aplicações

Apesar do Brasil estar localizado em cima de uma placa tectônica, com raríssimas chances de ser acometido por terremotos, tremores ou outros eventos de força da natureza, não estamos totalmente livres de desastres ambientais. Episódios que vão além das tragédias naturais provocaram as maiores catástrofes da história do nosso país, a mais recente e de grande proporção aconteceu em Janeiro deste ano, com o rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

A barragem que se rompeu tinha mais de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério, e cobriu com lama 290 hectares em 9 quilômetros de extensão, dados como este são possíveis de serem coletados por causa da tecnologia GIS e neste caso, foram coletadas por imagens via satélite,  mapeados também a extensão do dano à fauna, à flora, aos recursos hídricos e aos ecossistemas em geral.

GIS na Busca e Salvamento

O Sistema de Informação Geográfica (SIG ou, em inglês, GIS – Geographic Information System) é uma ferramenta fundamental na gestão de catástrofes e apoio em planos emergenciais, pois conseguem reunir multiplicidade de informação. Ou seja, aplicando a GIS nesse tipo de evento, é possível medir o tamanho do dano e buscar maneiras de como corrigir.
Quando os danos causados pelas catástrofes são muitos severos e a localização física fica prejudicada, o melhor recurso é utilizar GPS aliado com imagens de satélites para reconhecimento do terreno em escalas locais e regionais. O recurso ao GPS torna-se a forma mais eficaz e precisa de atualizar a informação e de indicar pontos de segurança. Para uma análise mais ampla, a uma escala regional, as imagens por satélite podem ser utilizadas de duas formas distintas: através da comparação de imagens pré e pós catástrofe ou através de fotointerpretação, da análise de cores e texturas. A primeira tem o inconveniente de necessitar de imagens em dois momentos distintos no tempo, mas a vantagem de ser de muito mais fácil e rápida leitura, sem necessidade de recorrer a especialistas em fotointerpretação.
A tecnologia GIS permite que identificação das áreas mais afetadas e as formas de acesso a elas, desta forma, o trabalho de busca e salvamento torna-se mais ágil e precisa.


A tecnologia GIS da Agiltec

É possível aplicar a GIS em diversos segmentos, como Energia Elétrica, Telefonia, Saneamento, Logística e outros. O Agil-S, sistema proprietário da Agiltec, foi desenvolvido sobre a plataforma GIS para otimizar a gestão de ativos de rede de forma integral.

Por meio de módulos e aplicativos, operacionaliza a gestão de todas as etapas: desde o projeto de engenharia, expansão e melhoramento, passando pelo cadastro e banco de dados, pela operação em si e, finalmente, pela manutenção. O Agil-S coleta, compartilha e armazena em sua base de dados, diversas informações de georreferenciamento, imagens e tabulações, o que permite gestão de todas as etapas, minimizando erros. Além disso, solução Agil-S, possui alto grau de segurança digital e de banco de dados, com a adequada utilização de soluções de hardware e software.

O sistema GIS permite solucionar diversos problemas, como o que está acontecendo dentro de uma área de interesse, como ela mudou ao longo do tempo, além da localização e densidade de recursos. Ao relacionar dados apare, o GIS pode ajudar indivíduos e organizações a entenderem melhor padrões e relacionamentos espaciais. Quer saber como o Agil-S pode ajudar a sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[E-mail Mkt] Publicação mensal sobre atualizações da empresa para clientes

 Trabalho realizado o cliente da agência WGO Comunicação _______________________________________ Tendências e oportunidades em bebidas de hidratação Uma pesquisa feita pela nome empresa com consumidores brasileiros mostra quais bebidas hidratantes e nutricionais são mais consumidas durante o verão.  Ao todo, 67% dos entrevistados buscam as que refrescam e repõem seus eletrólitos. Destes, 59% buscam as bebidas prontas para auxiliar na hidratação. As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são: Água - Ingestão diária para não sobrecarregar o organismo. Repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica; Isotônico - É rico em sais minerais e carboidratos. Ótimo para casos de desidratação ou durante a prática de atividade física; Água de coco - Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio. Hidrata e é considerada um isotônico com poucas calorias; Suco de frutas - Contém vitaminas e minerais em abundância.  Frutas com grande quantidade de água (melancia, melão,

[Email MKT] Pesquisa sobre comportamento

[Redes Sociais] Criação de editorias para o agro

No cenário desafiador em que me encontrei, enfrentei a tarefa de transformar o cliente em uma verdadeira autoridade no mundo dos fertilizantes e insumos agrícolas.  Consegui fazer exatamente isso! Não apenas manter as redes sociais atualizadas, mas também garantir que cada postagem fosse repleta de informações pertinentes e valiosas. Campevo no Campo surgiu como uma ideia ao observar a paixão e conhecimento dos colaboradores do cliente. Por que não aproveitar o conteúdo autêntico e prático que já era praticado no campo para impulsionar suas redes sociais? Isso não apenas trouxe reconhecimento para esses profissionais, mas também destacou os diferenciais de nossa empresa. Além disso, apresentei a editoria "Agro no Prato", projetada com um objetivo claro: mergulhar nas principais culturas que nosso cliente atende e revelar informações e curiosidades fascinantes. Abaixo, confira um exemplo. Legenda:  Descubra a história e os benefícios da batata-doce! Deslize para ver as inform